PETI


PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um dos programas do Governo Federal que articula um conjunto de ações visando retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. Assim, consideramos extremamente fundamental o desenvolvimento dessas ações a fim de garantir às crianças e aos adolescentes da comunidade da Ilha do Bispo e circunvizinhança a oportunidade dos serviços de convivência e vínculos propícios dessa faixaetária minimizando todas as possibilidades de trabalho precoce, pois a realidade local se configura de um grande índice de acesso desses, por questões de desestrutura familiar, ao trabalho infantil.
O desenvolvimento das ações conjuntas aqui propostas contibribuirão para inserir essas crianças e adolescentes em atividades educativas, esportivas, artísticas e profissionalizantes e sociais possibilitando uma melhoria da qualidade de vida.

Na Ilha do Bispo o PETI é executado pela ARCA em parceria com a SEDES/PMJP através de sua coordenação Geral. As ações e atividades proporcionadas para as crianças e adolescentes são:
- Socioeducativas:
- Elevação da Escolaridade ( Português e Matemática );
- Inclusão Digital;
- Esporte ( Voleibol, Futsal e Futebol de Campo );
- Taekwondo;
- Ballet;
- Percussão;
- Teatro e Cordel;
- Rádio Comunitária.

Os educadores do PETI / ARCA são:
- Gero Aguiar ( Coordenador )
- Mônica Pereira ( Educadora Social );
- Reginaldo Ramalho ( Educador Social );
- Anderson da Silva ( Monitor de Esporte e Recreação );
- Lílian Danielle ( Educadora de Elevação );
- Chagas Neto ( Facilitador de Teatro/Cordel )